Desativar Preloader

Mesmo com baixa em fevereiro, vendas de veículos crescem no bimestre e em relação a 2018


Na comparação com fevereiro de 2018 a alta é de 21,31%. .

A venda de veículos novos caiu 6,06% em fevereiro de 2019 em relação ao mês de janeiro. É o que informa a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). De acordo com a entidade, foram comercializados no segundo mês do ano o total de 7.752 automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários. Em janeiro foram comercializadas 8.252 unidades.

Mas na comparação com fevereiro de 2018, quando as marcas operando em Mato Grosso venderam 6.390 veículos, a alta é de 21,31%.

Já no acumulado dos dois primeiros meses do ano, o crescimento é de 18,58%. No bimestre, foram comercializados 16.004 veículos, sendo que no mesmo período do ano passado 13.496 unidades saíram das concessionárias.

O diretor da Regional Fenabrave em Mato Grosso, Paulo Boscolo, destaca que parte da expansão, contudo, é explicada pelo número de dias úteis, uma vez que o carnaval do ano
passado caiu em fevereiro e o deste em março.

Leves  

Os veículos leves, que somam os segmentos de automóveis e comerciais leves, registraram 3.709 emplacamentos no segundo mês. O resultado corresponde a uma alta de 23,7% em comparação a igual mês de 2018, mas baixa de 1,2% ante janeiro. O ano acumula 7.463 unidades, avanço de 16,1%.

Diretor da Fenabrave-MT e diretor do Grupo Vianorte, Cláudio Bagestan, avalia que é natural a alta em comparação com o ano passado. “O carnaval ano passado foi em fevereiro e também a situação econômica era outra, diferente da atual perspectivas de melhoras”, destaca. Ele complementa dizendo que as montadoras estão fortemente oferecendo condições comerciais. “Tentaremos alavancar mais vendas em março aproveitando os resíduos de estoques e com ofertas já em andamento, já que tivemos muitos clientes viajando em fevereiro deste ano”, pontua.

O administrador da Gramarca Veículos, Edson Maia, também diretor da Fenabrave-MT, explica que nas concessionárias da rede, as vendas oscilaram durante o mês de fevereiro. “Começamos muito bem o mês, mas ao longo foi esfriando movimento, o que preocupou. Felizmente recuperamos o ritmo ao final do mês".

Pesados

Entre os pesados (caminhões e ônibus), as vendas atingiram 231 unidades em fevereiro, crescimento de 2,67% ante igual mês do ano passado, mas recuo de 32,6%% na comparação de janeiro. O bimestre registrou a venda de 574 unidades, expansão de 34,11%.

Representante da Auto Sueco -Volvo e diretor da Fenabrave-MT, Carlos Melnec acredita que a queda em fevereiro na comparação com janeiro é pontual e não tira as expectativas neste cenário positivo com confiança no novo governo, na economia e ainda aumento da produção agrícola. "Claro que é uma expectativa ponderada, mas esperamos, sim, um ano positivo em relação a 2018".

Motocicletas

No segmento de motos os cenários seguem a mesma linha. Fevereiro registrou 3.161 unidades. O resultado corresponde a uma alta de 15,03% em comparação a igual mês de 2018. Porém com baixa de 7,49% ante janeiro. O ano acumula 6.578 unidades, um aumento de 16,67%.

.


Data: 08/03/2019
Autor: Fenabrave-MT