Desativar Preloader

Para Fenabrave, vendas diretas são injustas


Associação que reúne concessionários do País reforçou posição contrária as vendas diretas.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), aproveitou o congresso que realiza todos os anos para reforçar sua posição contrária as vendas diretas. O presidente da associação, Alarico Assumpção Júnior, deu o tom da posição durante discurso, segundo a publicação AutoData.

 
“Somos contra a diferenciação de preço praticado pelas montadoras. Falta isonomia, é isso que nos incomoda. Essa injusta diferença deve ser combatida. Sem isonomia, a rentabilidade das concessionárias fica comprometida e afeta os consumidores”, declarou. “Não somos contra as vendas diretas, mas é preciso olhar mais para como elas estão sendo feitas. Estamos pagando mais e outras empresas menos”, completou.
 
Vendas diretas crescem com força
A modalidade começou a se tornar importante para as montadoras em meio a crise do setor. As fabricantes enxergaram uma possibilidade de manutenção da operação das fábricas e esvaziamento dos pátios por meio das vendas diretas nos últimos anos.
 
No primeiro semestre deste ano, segundo a própria Fenabrave, a participação dessa modalidade de venda foi responsável por 40,94% dos emplacamentos de automóveis. Entre os comerciais leves, o número passa para 69,03%. E na soma de veículos de passeio e comerciais leves, chega a 45,06%.
 
Em julho, os números são bem semelhantes. Entre os automóveis foram 40,32% das vendas, seguido de 72,76% dos comerciais leves. No acumulado, em julho as vendas diretas responderam por 45,40% do montante.
 
Em 2018, o acumulado de vendas diretas foi responsável por 42,95% dos emplacamentos. Em 2017, que o mercado estava ainda pior em vendas, o acumulado entre automóveis e comerciais leves ficou em 39,99%.
 
General Motors é líder na modalidade
Entre as fabricantes, a líder de vendas diretas (automóveis + comerciais leves) até julho deste ano é a GM, com 18,89%. Completam o top 3 Fiat (18,40%) e Volkswagen (16,31%). Entre os modelos, o líder no mesmo período é o Chevrolet Onix, com 59.354 unidades, a Fiat Strada com 41.078 e o Volkswagen Gol que emplacou 31.152 unidades na venda direta. 

Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO
.


Data: 08/08/2019
Autor: Estadão