Comércio de veículos é responsável por 5,6% do PIB do estado; Andreta Júnior participa de evento da Fenabrave MT
O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Maurício Andreta Junior, destacou o crescimento econômico de Mato Grosso e a contribuição do setor de venda de veículos com o PIB estadual. Ele afirmou, na abertura do 6° Encontro Regional Fenabrave MT, em Cuiabá, nesta terça-feira (8), que o segmento é responsável por 5,6% do PIB do estado, enquanto no país, esse percentual é de 5,4%.
“Estamos no coração do agronegócio, que move e sustenta o Brasil. O setor é responsável por 5,4% do PIB nacional e em Mato Grosso é ainda maior, de 5,6%”, declarou o presidente, que é um dos palestrantes do evento que seguirá nesta quarta-feira (9), durante o dia, no Centro de Eventos do Pantanal.
A previsão é de que, em 2022, o PIB do estado cresça 5,6%, enquanto o do país, 2,8%, ou seja, mais que o dobro. O agronegócio representa 50,5% do PIB estadual.
No estado, são mais de 350 concessionárias de veículos, que geram milhares de empregos diretos e indiretos. “É uma terra que cresce mais do que o restante do país”, destacou Andreta Junior.
A estimativa é de que o setor de venda de veículos encerre 2022 com crescimento de 5,5%, no país. A recuperação começou no segundo semestre deste ano.
Assim como o presidente da Fenabrave, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, disse que Mato Grosso parece outro país pelo avanço extraordinário na economia. “O nosso otimismo é diferente, o jeito de encarar o mundo é diferente. Aqui dá para crescer 15%, 20%, ao ano”, declarou.
O mercado de veículos no estado tende a avançar ainda mais, segundo ele, com a popularização de carros elétricos e híbridos. Inclusive, no próximo ano, estão previstos cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de mecânica desses tipos de automóveis.
A meta do encontro realizado pela Fenabrave Mato Grosso é conectar os profissionais das concessionárias com os parceiros do evento, que vão apresentar propostas e oportunidades de negócios, inovações e soluções para o setor automotivo, como explicou o presidente estadual da entidade, Paulo Boscolo. “É um evento com três propósitos essenciais: conteúdo relevante, network e a consolidação da nossa federação como uma entidade forte e organizada. Em cada um desses propósitos, a palavra-chave é conexão”, enfatizou.
O evento tem o Sicredi como parceiro. De acordo com o diretor executivo do Sicredi, Seneri Paludo, o relacionamento da cooperativa com as concessionárias é mútuo e contínuo. “Vamos desenvolver produtos financeiros para que os clientes de vocês virem associados. Vamos trabalhar em um relacionamento a longo prazo”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá trouxe uma boa notícia para os empresários: a aprovação do Código Federal de Defesa do Contribuinte, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados. “Traz um avanço significativo para o relacionamento entre o contribuinte e o estado”, comemorou.
Nesta quarta-feira, a programação é extensa, com palestras e atividades.
No período da tarde, o encontro contará com um painel sobre o futuro das concessionárias, com Luiz Sergio de Oliveira Maia, presidente do Grupo SAGA, mediado pelo presidente da Fenabrave MT, Paulo Boscolo.
==
Simone Alves e Pollyana Araújo
Ass. de Imprensa | Jornalismo
Produção de Conteúdo | Fenabrave-MT
65 9 9648-8069